O Momento Atual do Turismo

Com projeções positivas para 2019, o setor de turismo segue movimentando a economia brasileira. Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com 682 empreendimentos de hospedagem do país inteiro mostrou que 67,6% dos empresários entrevistados pretendem investir no segmento nos próximos meses. Além disso, 47,8% visualizam um futuro aumento de faturamento do setor, reforçando o papel do turismo como gerador de empregos que impulsiona o PIB do país.

Repleto de paisagens paradisíacas, o Brasil segue como um dos destinos mais visados no circuito do turismo internacional. E a economia agradece: as viagens corporativas no país representaram R$ 10,7 bilhões em 2016 e R$ 11,4 bilhões em 2017, chegando a gerar 20 vezes mais empregos a cada real investido do que os setores “tradicionais”. E não é só no Brasil que o turismo segue em alta. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OTM), o número de turistas internacionais aumentou 6% em 2018, chegando a 1,4 bilhão em um estudo que mapeou os visitantes que pernoitam na região de destino. O número foi comemorado por estar acima do crescimento de 3,7% da economia mundial, registrado no mesmo ano.

Em 2019, a OMT prevê que o crescimento dos turistas internacionais se mantenha entre 3 e 4%, seguindo as tendências históricas de crescimento. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o setor tem, cada vez mais, se mostrado vital para a economia mundial. A instituição também segue positiva sobre o futuro, projetando uma evolução no número de postos de trabalho para 410 milhões em dez anos, o que equivale a uma entre cada nove vagas de trabalho do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *